sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Some, Any

Some é o que usamos para indicar uma certa quantidade, indefinida, de algo, portanto some precede ou substitui substantivos. Assim:

A: I need some extra money for this month’s expenses. 

B: I can lend you some money.
A: Eu preciso de algum dinheiro extra para os gastos deste mês.

B: Eu posso te emprestar algum.

Substantivo = money

Any é a forma que some geralmente assume em perguntas e negações:

B: Oh, I’m sorry. I realize now that I don’t have any money to lend you!

A: Any money at all?
B: Oh, desculpe. Eu percebo agora que eu
não tenho nenhum dinheiro para te emprestar.

A: Nenhum dinheiro mesmo?
Se “A:” tivesse feito uma pergunta em lugar de uma afirmação, provalmente teria dito:

A: Do you have any money to lend me?
A: Você tem algum dinheiro para me
emprestar?
De um modo geral, quando não está em perguntas e negações, any quer dizer “qualquer” ou “quaisquer”:

When you see this window on the computer screen, just hit any key on the keyboard.
Quando você vir esta janela na tela do computador, apenas pressione qualquer tecla no teclado.
If the system requires any changes, just
tell us.
Se o sistema exigir quaisquer mudanças
apenas nos diga.
Some people see things that are and ask, Why? Some people dream of things that never were and ask, Why not? Some people have to go to work and don't have time for all that.

Algumas pessoas veem as coisas que existem e perguntam, por quê? Algumas pessoas sonham com coisas que nunca existiram e perguntam, por que não? Algumas pessoas tem de ir para o trabalho e não tem tempo para tudo isso.

FONTE: SCHUMACHER, Cristina. Pílulas de Inglês: Gramática. Editora CAMPUS

0 comentários: