segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Pronomes possessivos

Diferente do que acontece em português, em inglês podemos nos referir “aos donos” das coisas e às coisas usando uma só palavra. Essas palavras são chamadas pronomes possessivos. Elas tem esse nome porque, além de indicarem, posse, ainda substituem o nome, ou “aquilo que pertence”. Depois delas não se repete “aquilo que pertence”. Veja na tabela:

Indica a quem/ que pertence
+ aquilo “que pertence”
Assim, o pronome possessivo é 
my
book
mine
your
copy
yours
his,
her,
its
his money
her time
its price (the book’s price)
his
hers
its
our
language
ours
your
copies
yours
their
words
theirs

Parece que o e final em mine e o s nos outros pronomes representa aquilo a que estamos nos referindo, enquanto o resto da palavra diz a quem pertence. Leia o diálogo abaixo:

Chave = e ou s

A: Is this your key? Esta é a sua chave?
B: No, it’s not mine. I think it’s yours. Não, não é minha. Eu acho que é sua.
A: It’s not mine, because mine is yellow.  Não é minha, porque a minha é amarela.
B: Well, mine is red! Bem, a minha é vermelha!
A: I know now. This key is Paula’s. Hers is blue. Eu sei agora. Esta chave é da Paula. A dela é azul.


Beyond a certain point, the music isn't mine anymore. It's yours.
Além de um certo ponto, a música não é mais minha. É sua.
Phil Collins


FONTE: SCHUMACHER, Cristina. Pílulas de Inglês: Gramática. Editora CAMPUS

0 comentários: