segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Pronomes Objetos

Quando nós mesmos, os outros e as coisas em geral estão nas frases e expressões participando delas e não as realizando (função de sujeito), a forma que usamos, além do uso do nome, é a seguinte. Os exemplos de uso traduzidos estão ao lado:


Me
Look at me. Olhe para mim. ou Olhe-me.
Excuse me. Me desculpe.
Come with me! Venha comigo.

You
I love you! Eu te amo! Amo você!
I can give you another example. Posso lhe dar um outro exemplo.


Him, her, it
Give him time. Dê tempo para ele. ou Dê-lhe tempo.
Give her time. Dê tempo para ela. ou Dê-lhe tempo.
Watch her sing. Veja-a cantar. Ou Veja ela cantar.
The dog is hungry. Give it some food. O cachorro está com fome. Dê-lhe um pouco de comida. ou Dê um pouco de comida para ele.

Us
Tell us a story! Conte uma história para nós! ou Nos conte uma história!
Come with us! Venha conosco!
You
I love you all! Amo vocês todos!
Them
Give them time. Dê tempo para eles. Ou Dê-lhes tempo.

Essas palavras podem ser traduzidas de tantas formas em português que é melhor vê-las “em ação” e traduzir caso a caso.

If you have an enemy, then learn and know your enemy, don't just be mad at him or her.
Se você tem um inimigo, então aprenda e conheça seu inimigo, não apenas fique bravo com ele ou com ela.
Denzel Washington


FONTE: SCHUMACHER, Cristina. Pílulas de Inglês: Gramática. Editora CAMPUS

0 comentários: